quinta-feira, 21 de julho de 2016

ATIVIDADES

                                                        
Atividades de alfabetização - Escrita de nomes



                    “Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.”
                      Declaração Universal dos Direitos da Criança




O trabalho com o nome da turma ajuda muito no processo de alfabetização. Através da chamada. -Cada criança pega sua ficha e coloca num quadro de pregas. Leitura dos nomes das crianças presentes e das ausentes.
Espalhar os crachás no meio da rodinha para que cada criança identifique o seu, ou que pegue de um colega e entregue.
Convidar algumas ...crianças para distribuir as fichas de nomes.
Com nomes próprios no início da alfabetização é uma boa estratégia para que as crianças comecem a refletir e conhecer sobre o funcionamento do sistema alfabético. Segundo Ferreiro e Teberosky, no livro Psicogênese da Língua Escrita, o nome próprio torna-se a primeira escrita estável dotada de significação à criança, devido à identidade promovida ao aluno com o uso do seu nome e sua relevância cultural, pois faz parte da sociedade e marca seu território, sendo fonte de satisfação. Ao elaborar boas atividades de leitura e escrita do próprio nome e dos amigos, na fase inicial da alfabetização, a criança é levada a refletir sobre diferentes aspectos do sistema alfabético, como por exemplo:

★ As diferenças entre as letras dos outros sinais gráficos;
★ A orientação esquerda-direita da escrita;
★ A estabilidade dos nomes em relação à quantidade de letras;
★ A escrita como significado cultural, já que identifica indivíduos e objetos;
★ A ampliação do repertório de letras;
★ A possibilidade de perceber que nomes diferentes se escrevem formas distintas;
★ A variedade e posição das letras para se escrever um nome.


                                                 Cartaz com os nomes


O nome próprio deve ser fonte de consulta para o aprendizado das letras e recurso para a escrita de outros nomes. Uma boa prática para a sala de aula é a seguinte: escreva os nomes dos alunos em ordem alfabética e em letra maiúscula, em um cartaz, para que os alunos possam identificar o próprio nome e o dos colegas, fazendo uso constante para a construção da escrita de novas palavras. Nesse cartaz devem apenas estar escritos os nomes dos alunos e não conter fotos, para promover reflexão constante.




                                              No primeiro mês de aula


Além da construção do cartaz com os nomes, proponha uma sequência de atividades com nomes próprios, como:
Realizar atividades de escrita do nome nos pertences das crianças e nos trabalhos propostos no dia;
Realizar escrita do nome no crachá;
Promover chamada todos os dias, pedindo para que os alunos encontrem os nomes de quem não compareceu à aula, no cartaz de nomes;
Pedir que encontrem o ajudante do dia no cartaz de nomes dos alunos.


Estratégias de Ensino:
  • Apresentação do nome dos alunos em roda, deixando as criança tentarem adivinhar  a quem pertence o nome.


                            Montar as letras do nome no cartaz da sala






xxxxxx

xxxxxx



xxxxxxxx


                                                

xxxxxx


                       

















Nenhum comentário:

Postar um comentário