domingo, 8 de fevereiro de 2015

PREPARAÇÃO PARA A ESCRITA


                                

     Professor(a), na preparação para a escrita, as atividades têm por objetivo o desenvolvimento da percepção e discriminação visuais importantes para o aluno diferenciar a letra A da letra O ou, posteriormente, a letra P da letra B (haste para baixo ou para cima); percepção e discriminação auditivas  fundamentais no aprendizado do valor sonoro convencional das vogais e consoantes; coordenação motora em espaço amplo e no espaço limitado e orientação espacial responsável pela capacidade de o aluno dirigir a leitura e a escrita da esquerda para direita, bem como evitar que inverta as letras nas sílabas futuramente.
   Sempre que houver oportunidade, incentive os alunos a se manifestarem. Nesta atividade, por exemplo, pergunte do que gostam de brincar, se preferem brincar sozinho ou com amigos. Se houver alunos novos, peça que se apresentem a um colega. Vá orientando com perguntas sobre o que gostam de fazer, se têm irmãos mais velhos ou mais novos, que programa de tv preferem.
Em seguida, o colega que o "entrevistou" o apresentará para a classe. Esse procedimento evita que o novo aluno se sinta constrangido e envergonhado.